Da Bolívia ao Peru, como é cruzar a fronteira terrestre entre os dois países.

Sair da Bolívia e chegar ao Peru de ônibus é relativamente simples, entretanto é necessário ter atenção a alguns detalhes para não tornar a travessia complicada e se livrar da burocracia das duas imigrações.

Fizemos o trajeto mais comum para este tipo de travessia, saímos de Copacabana na Bolívia com destino a Puno no Peru. Depois de Puno seguiríamos a Cusco.

Rota mais comum entre Copacabana e Puno

Compramos a passagem em uma das agências localizadas no centro de Copacabana. A empresa escolhida foi a Trans Titicaca, ela possui saídas diárias a Puno, escolhemos o ônibus das 9h da manhã.

Já no embarque o motorista pede o passaporte para conferência e solicita o preenchimento da uma planilha com informações do viajante. É importante sempre ter os documentos em mãos pois a qualquer momento o ônibus pode ser parado na estrada e isso facilita.

Passando pelas imigrações.

Pouco tempo após a partida o ônibus para na porta do posto de imigração boliviano. O motorista dá as instruções. Basta desembarcar com posse dos documentos, as bagagens seguem no ônibus.

No posto de imigração boliviano serão solicitados os seguintes documentos:

  • Passaporte ou RG brasileiro (deve ter emissão inferior a 10 anos);
  • Ficha de Entrada (aquele que dão quando passamos na imigração na entrada do país).

Depois de tudo vistoriado, passaporte carimbado está tudo ok.

Saindo do posto é necessário caminhar a pé para a travessia (sempre com documentos em mãos). Passado o portal poucos metros depois há a imigração peruana.

A entrada no Peru é tranquila também. Os documentos solicitados serão:

  • Passaporte ou RG brasileiro (deve ter emissão inferior a 10 anos);
  • Preencher a ficha de entrada (preencha os dados a respeito de valores e hospedagem, data de entrada e saída além dos dados pessoais.);
  • O Peru exige a vacina contra febre amarela. Leve junto o Certificado Internacional de Vacinação.

Estando tudo OK a imigração peruana irá carimbar o passaporte. Depois é só caminhar até o ônibus e aguardar os demais turistas que viajam junto serem liberados.

Como já dissemos a passagem é tranquila, porém vimos alguns turistas terem problemas na saída da Bolívia por terem perdido a ficha de entrada. Após o pagamento de uma multa foram liberados.

O vídeo abaixo foi gravado durante a travessia:

Postagens mais visitadas deste blog

Cerro Blanco, Cemitério General e Suas Histórias, Santiago, Chile

Bariloche: Como ir ao Cerro Catedral de transporte público.