Entrando na Argentina de carro. Documentos, equipamentos, cuidados.
Em Fevereiro de 2017 fizemos nossa primeira viagem longa de carro. Partindo de São Paulo rodamos um pouco mais de 1100km com destino a Foz do Iguaçu. De lá partimos para Puerto Iguazú na Argentina.
Entrar de carro na Argentina não é complicado, porém requer atenção a alguns itens de segurança e documentação.
Documentos Pessoais
- RG atualizado (data emissão menor que 10 anos) OU Passaporte
- Menores devem estar acompanhados de ambos os pais/responsáveis, caso contrário é necessário uma autorização (mais informações neste link).
Documentos do Veículo
- Documento do veículo em dia (CRLV).
- Seguro Carta Verde (esse seguro você solicita na sua própria seguradora, mais informações neste link).
Itens Obrigatórios no Veículo
Pesquisamos muito na internet antes de chegar na lista abaixo, lembramos que não conseguimos assegurar se de fato tudo é obrigatório mesmo (vimos boatos até do lençol branco). De qualquer modo foi como entramos de carro na Argentina, não tivemos nenhum problema.
- Extintor de incêndio veicular.
- 2 triângulos.
- Cabo para reboque, conhecido também como cambão.
- Kit primeiros socorros (montamos com par de luvas, esparadrapo e algumas aspirinas).
Com todos os itens de segurança e documentação OK é hora de cruzar a fronteira!
Partindo de Foz, basta seguir pela Av. Mercosul com destino a Purto Iguazú, Argentina.
Primeiro passamos pela aduana brasileira, não chegam a parar a gente. Pouco mais adiante cruzamos a ponte com destino ao lado argentino. Ao chegar do outro lado, temos que parar numas cabines (semelhante a um pedágio). Paramos o carro, entregamos a documentação e normalmente as perguntas são padrões. Nos perguntaram o destino, quanto tempo queremos ficar e se vamos sair pela mesma fronteira. Caso você vá sair por aquela mesma fronteira a agente não irá carimbar seu passaporte nem dar o registro de entrada. É um procedimento padrão, chegamos a ler a respeito em outro blog e realmente conosco aconteceu, entramos e saímos sem nenhum carimbo.
Após a saída da cabine passamos por uma inspeção simples. Uma agente fica observando o interior do veículo, se suspeita de alguma coisa pergunta. No nosso caso estávamos levando um aparelho de ar condicionado que compramos no Paraguai. A agente nos perguntou do que se tratava, pediu a nota e informou que tudo bem se a saída ocorresse por aquela fronteira. Sequer precisamos descer do veículo. Fomos liberados e seguimos direto para as Cataratas do Iguazú.

AssimViajei de carro na Argentina (carro vermelho :) )
Para saber mais sobre as Cataratas del Iguazú lado argentino clique aqui