Quando estive no Peru em 2011 fui em busca de duas coisas: história e gastronomia.O santuário de Pachacamac preenche bem este primeiro requisito.
O santuário de Pachacamac construído no ano de 1800 fica nas proximidades do centro da capital peruana. É fácil chegar lá de carro, fiz isso com um guia particular que contratei pela agência
Lima Mentor.
 |
Caminho para Pachacamac no meio do deserto. |
Antes da chegada ao local o fizemos uma parada em uma praia no distrito de Chorrillos e depois em uma parte da serra onde se vê uma vista incrível do Oceano Pacífico. Lá pude assistir ao Salto del Fraile (Salto do Frade em português). Mas essas histórias conterei em um outro post. Voltamos ao santuário.
A chegada é um pouco tensa, a fiscalização é rigorosa para a entrada de veículos. Vigias armados pedem para desembarcar do veículo e fazem uma inspeção. O guia me contou que isso acontece devido a furtos que ocorreram lá.
A visita é longa e espetacular. As 3 horas parecem pouco para tanta história. Há um cemitério arqueológico onde estão enterradas dezenas de múmias que sequer ainda foram exploradas. Os templos também são impressionantes. O Templo das Prometidas é um deles.
 |
O homem da foto é um chileno que estava fazendo um rito de energização no alto de uma piramide. |
Segundo a lenda só as mulheres mais belas do povoado poderiam viver neste templo. Por isso o nome de "prometidas". Uma vez entrando lá a mulher não teria mais contato com outra pessoa a não ser com os nobres. Acontece que elas não sabiam mas estavam ali naquele lugar para serem sacrificadas aos deuses Incas nos rituais que faziam anualmente.
 |
Templo das Prometidas. |
Há também um museu onde é possível ver peças e ferramentas utilizadas naquela época. A entrada deste museu já está incluída no valor que a agência cobra pelo passeio.