Chacaltaya - uma ótima oportunidade de conhecer neve!

O Chacaltaya é um monte nevado de 5.421 metros da Cordilheira dos Andes, localizado a cerca de 30 km de La Paz, onde encontra-se uma estação de esqui desativada, que era considerada a mais alta do mundo, e foi fechada devido à falta de neve, a não ser no pico, nos últimos anos.  Para chegar até lá, é necessário contratar o passeio em uma agência de viagem em La Paz, que não é difícil de encontrar já que existem centenas de agências na cidade, todas com preços semelhantes e o mesmo serviço. Não nos lembramos do nome da agência que contratamos, mas estava localizada na rua Illampu, próximo ao Hostal Copacabana, ao lado dela há muitas outras, assim como no Mercado de Las Brujas. Em janeiro de 2015 pagamos cerca de 60 bolivianos por pessoa, com direito ao Valle de Luna, citado aqui.







Cerca de 7 horas da manhã a van da agência passa nos hotéis buscando as pessoas que participarão do passeio. Prepare-se para o frio, muita roupa, sapatos apropriados, além de óculos e protetor solar. Não é uma viagem muito confortável, serão duas horas em uma van apertada subindo o tempo todo (mas valerá o sacrifício!).

Ao sair da cidade o guia turístico para em um mercadinho para podermos comprar folha de coca ou algum outro derivado para suportarmos a altitude de mais de 5 mil metros. Se você ainda não comprou, está é a última oportunidade. Além da coca, que é essencial, é necessário levar comida e água para passar o dia, já que lá não haverá nenhum restaurante, havia apenas uma casa onde um senhor vendia café ou mate de coca.

Após essa parada, continuamos nossa subida, passando por vilarejos perdidos nos pés das montanhas. Em seguida, o guia faz a primeira parada para fotos com a Cordilheira dos Andes ao fundo.


Sempre ao pesquisarmos sobre liamos que dificilmente conseguiríamos ver muita neve, que teríamos que nos contentar com pequenos montes de neve no topo da montanha, mas para nossa surpresa, na primeira parada, no meio da estrada, já estava nevando.




A subida continua até onde a van consegue chegar, como havia muita neve, a van parou cerca de 200 ou 300 metros longe da estação de esqui e continuamos caminhando. Esse percurso parece pequeno, mas há mais de 5.000 metros de altura, nevando e fazendo -12ºC, não foi nada fácil.




Chegando na estação de esqui terá uma casa onde você poderá descansar, se aquecer e tomar um café ou chá de coca. Além disso, não há nenhuma outra estrutura.  Deste ponto há duas alternativas, ficar aproveitando a neve que fica ao redor da casa (que foi o que fizemos) ou continuar subindo os 300 metros até o pico, mas para isso, terá que estar com sapatos e roupas apropriados porque é uma subida íngreme, e quando fomos, com muita neve.






       De lá, segue-se para o Valle de La Luna, os que não quiserem ir no Valle, o guia faz uma parada no centro de La Paz e podem ficar por lá.

       Para o passeio é necessário destinar um dia todo, já que sai do hotel cerca de 7 horas da manhã e retorna por volta das 16h. 

Postagens mais visitadas deste blog

Da Bolívia ao Peru, como é cruzar a fronteira terrestre entre os dois países.

Cerro Blanco, Cemitério General e Suas Histórias, Santiago, Chile

Bariloche: Como ir ao Cerro Catedral de transporte público.