Copacabana, Bolívia - A praia do lago Titicaca

Nativa de Copacabana

Copacabana está localizada a 155 km da cidade de La Paz e é a principal cidade as margens do lago Titicaca no lado boliviano. Leva esse nome devido a deusa andina Copakawana, que com a chegada dos espanhóis acabou se transformando em Virgem de Copacabana. A cidade de Copacabana tem um jeito praiano, tendo como seu principal atrativo o Titicaca, além de ser a porta de entrada para quem quer conhecer a Isla del Sol.

Como chegar

Desde La Paz é muito simples, todas as agências de viagem oferecem passagem para Copacabana e também é possível comprar na rodoviária. Comprando nas agências de viagem o ônibus lhe buscará no hotel (ou quase isso, já que o guia passou no nosso hotel para nos buscar e tivemos que sair correndo atrás do ônibus). A viagem leva em torno de 3 horas e boa parte dela é costeando o Lago Titicaca, a região é linda e só assim é possível ter uma dimensão da imensidão que é o lago.

Lago Titicaca

No meio da viagem é necessário atravessar o lago Titicaca, o ônibus para no “Estreito de Tiquina”, os passageiros vão em pequenos barcos e os ônibus em balsas. É necessário pagar uma pequena taxa para utilizar os barcos, por isso é bom ter moedas em mãos. Além disso, por mais que o estreito esteja todo no território boliviano, do outro lado é necessário apresentar o passaporte, com o carimbo de entrada na Bolívia, ou o RG e as demais documentações de imigração.

Chegando na cidade, os ônibus param na avenida principal já que não tem rodoviária. Como tudo na cidade está concentrado muito próximo, basicamente em duas ruas, é possível ir para qualquer lugar caminhando.

Hospedagem

Opções de hospedagem não faltam em Copacabana, de hotéis caros de frente para o lago a hostels muito simples.

Procurando hospedagem em Copacabana? Clique aqui.

Ficamos no Hotel Wendy Mar. Os pontos altos do hotel são a localização, o café da manhã e à vista linda para o lago. Não temos nada a reclamar dele, é uma boa opção intermediaria.

O que fazer

Em Copacabana, como não poderia ser diferente, tudo gira em torno do Lago Titicaca. Nós ficamos duas noites, tempo suficiente para conhecer a cidade, fazer o tour até a Isla del Sol (neste link) e descansar um pouco do ritmo acelerado que estava o mochilão. Quem estiver fazendo o roteiro Bolívia - Peru, como nós fizemos, a melhor opção para relaxar é Copacabana, já que está no meio da caminho, praticamente na divisa da Bolívia com Peru, e tem um clima tranquilo, onde tudo parece correr em ritmo mais devagar.

Entre os principais pontos turísticos da cidade estão o porto, onde ficam pequenas embarcações que saem para os tours no lago, o Cerro Calvario, a catedral da Virgem de Copacabana, além das diversas lojinhas de artesanatos local e restaurantes.

Av. Principal de Copacabana. Restaurantes, Lavanderias, Câmbio, etc.

Por falar em restaurantes, temos duas dicas, a primeira delas é estão na cidade não se deve perder a oportunidade de ir em um dos restaurantes que ficam de frente para o lago, sentar no segundo andar e ficar aproveitando o visual que se tem de lá. Ao meio dia a maioria deles servem um menu com uma sopa de entrada, um prato principal e uma sobremesa. A comida é simples mas muito gostosa, o preço gira em torno de 20 a 30 reais para duas pessoas. A segunda dica é da melhor pizza que já comemos, e não estamos falando só da viagem. Não sabemos o nome do restaurante ou o endereço exato, mas ele está localizado na rua principal da cidade a duas quadras do lago, em esquina do lado direito de quem está descendo a rua, na época era uma casa escura com poucas mesas. Sabemos que as informações são poucas, mas não podíamos deixar de citar ela. Gastamos em torno de 30 reais para duas pessoas.

Postagens mais visitadas deste blog

Da Bolívia ao Peru, como é cruzar a fronteira terrestre entre os dois países.

Cerro Blanco, Cemitério General e Suas Histórias, Santiago, Chile

Bariloche: Como ir ao Cerro Catedral de transporte público.