Um passeio pela Isla del Sol, Bolívia
A Isla del Sol é a maior ilha do lago Titicaca com uma superfície de 14 km², localizada a 8 km de Copacabana. Além de ser um lugar paradisíaco, os aspectos históricos e misticos fazem da ilha um lugar imperdível para quem vai à Bolívia. Segundo a lenda, foi na ilha que surgiram da espuma do Lago Titicaca, Manco Cápac y Mama Ocllo, que posteriormente fundaram a cidade de Cusco e toda a cultura Inca. Deixando os aspectos misticos de lado, a ilha é repleta de sítios arquelógicos dos princípios da cultura Inca, que merecem serem conhecidos.
Como chegar
Do porto de Copacabana partem dezenas de barcos todos os dias. É impossível não encontrar o porto, já que tudo na cidade está voltado a ele
O passeio que fizemos foi o que a maioria dos turistas fazem, saindo do porto às 13h e com horário de previsão de chegada em Copacabana às 17h. Para comprar o passeio é muito simples, basta ir em alguma das muitas agencias de viagem da cidade ou comprar diretamente no porto. Os preços não mudam, pesquisamos em diferentes agencias e todas eram iguais, não lembramos ao certo o valor, mas foi algo como 20 reias por pessoa. Para entrar na ilha é necessário pagar 5 bol (R$ 2), que não está incluído.
De Copacabana até a Isla de Sol leva-se em torno de 45 min. Só o trajeto já valeria a pena por suas incríveis paisagens.
O que fazer
Chegando na ilha se tem um pouco mais de 2 horas para conhecê-la, já que a embarcação sairá de volta a Copacabana às 16h. É possível contratar um guia local, logo ao desembarcar dos barcos, para acompanhar pela visita a ilha. Resolvemos não fazer para ficarmos mais livres, não sabemos se foi a decisão mais acertada já que ficamos tão deslumbrados com o que estávamos vendo (e ofegantes com a escada gigante que tem logo ao chegar na ilha) que percorremos poucos metros, e quando percebemos, já estava no horário do barco sair e tivemos que descer correndo as escadas. Ao longo do caminho passamos por muitos vendedores de artesanatos locais e crianças com suas lhamas cobrando 2bol para quem quiser tirar foto.
A ilha possui uma estrutura (bem básica) de hospedagem e restaurantes. É possível comprar apenas o bilhete de ida do barco, passar a noite e no outro dia voltar a Copacabana.
Nós fomos para o lado sul da ilha, onde está a comunidade Yumani, que possui mais estrutura para os turistas e é a mais visitada. Existem outras opções de barco saindo de Copacabana que vão para a parte norte, comunidade Challapampa, que também possui hospedagem e estrutura para turistas, porem menores. Segundo informações locais, a trilha da parte Sul para o Norte da ilha leva em torno de 4 horas.
Após sair da comunidade Yumani, o barco passa nas ruínas de um templo onde os turistas tem 15 minutos para visitar.
Para completar os perrengues da viagem, na volta nosso barco parou de funcionar e ficamos a deriva no meio do Lago Titicaca, mas foram só alguns minutos de tensão e risos, até que o problema foi resolvido.
Deste passeio ficaram as boas lembranças do visual sem igual e principalmente a vontade de voltar com mais calma.