Lima - Último destino do nosso mochilão Bolívia e Peru
A cidade de Lima foi o último destino do nosso mochilão que passou por Bolívia e Peru. Chegamos na cidade cansados, depois da incrível experiência de Machu Picchu, e com a grana curta, então usamos dos 3 dias na cidade para diminuir o ritmo, relaxar e fazer passeios mais econômicos.
Lima é uma cidade litorânea banhada pelo mar do pacifico. O clima é quente e úmido, o que chama mais atenção na cidade é que nunca chove. Apesar de ser uma cidade arborizada, com vários parques e praças, toda irrigação é artificial. Segundo dados oficiais, a média de chuvas anual é de 8 milímetros, para se ter uma ideia do que é isso, a média anual de SP é de 1.441 mm.
Como chegar na cidade
Para quem vem de Cusco, como no nosso caso, voar é sem dúvida a melhor escolha. Enquanto de ônibus se leva cerca de 21 a 22 horas de ônibus, o voo não leva mais do que 50 min.
Uma dica para economizar na compra da passagem é incluir esse trecho junto com o trecho internacional. Explico, iriamos comprar apenas SP - La Paz e Lima - SP e deixar o trajeto Cusco - Lima para comprar de alguma empresa low cost local. Porem, ao acrescentarmos mais este trecho não houve nenhuma alteração no valor final, ou seja, este trecho saiu “de graça”. Voamos de Avianca e para realizar a compra de passagens internacionais com mais de 1 trecho, é preciso acessar o site avianca.com (e não o .com.br) e selecionar a opção “Múltiplas Cidades”.
O aeroporto mais próximo da cidade de Lima fica na cidade Callao e se chama Jorge Chaves. Leva-se de 45 min a 1 hora de taxi para fazer o trajeto aeroporto - Miraflores (bairro turístico de Lima). Em 2015 pagamos cerca de 50 soles para este trajeto, contratamos o taxi logo na saída do desembarque onde há um guichê e vários motoristas te abordando, o que aconselhamos fazer, já que o preço é justo pela distancia.
Onde se hospedar
O principal bairro turístico de Lima é Miraflores, onde se encontram a maioria dos hoteis e restaurantes. O bairro é sem dúvida a melhor opção para um turismo clássico, já que é moderno, aparentemente seguro, bonito, bastante arborizado e com fácil acesso as demais regiões da cidade, de nada lembra outras cidades peruanas como Puno, Cusco, etc.
Nos hospedamos em um quarto privativo no hostel Che Lagarto. O ponto forte é localização, no coração do bairro, próximo a tudo. Tivemos alguns problemas no inicio, nos deram um quarto sem janela e com banheiro quebrado, após algum stress nos trocaram para outro quarto e no geral foi bom, tinha um café da manhã razoável e era silencioso a noite.
O que fazer
Como dito anteriormente, neste momento da viagem nossa grana estava curta e o folego estava acabando, então realizamos poucos passeios, aproveitamos para descansar.
Circuito Mágico das Águas: Sem dúvidas o passeio melhor de Lima! É um parque, um pouco afastado do bairro Miraflores, que possui diversas fontes, muitas delas interativas que você pode entrar nelas e se molhar (ou não), para as crianças é o paraíso. A dica é ir a noite quando é realizado uma projeção em uma fonte gingante, que é um espetáculo a parte. O parque é gingante e dificilmente estará vazio, então vá com tempo para ver tudo com calma. O horário de funcionamento é das 15h às 22h30 e os espetáculos ocorrem em três horários 19h15, 20h15 e 21h30, a entrada custa 4 soles. Pagamos cerca de 15 soles a corrida de taxi desde o bairro Miraflores, mas é possível ir de ônibus sem problemas. Mais informações: http://www.parquedelareserva.com.pe/
Shopping Larcomar: Parece estranho indicar um shopping como destino turístico ainda mais em um mochilão, mas este é diferente. O shopping está localizado a beira marca, praticamente suspenso acima do Pacifico, vale a pena ir pela vista, é fantástica. http://www.larcomar.com/
Parque del Amor: Outro lugar para admirar a vista do mar. Localizado próximo ao shopping Larcomar, é um ótimo lugar para fotografar ou sentar nas sombras das arvores próximas e aproveitar a brisa do mar no calor escaldante de Lima.
Parque Kennedy:No coração de Miraflores, o parque está rodeado de restaurante e sempre tem alguma atividade acontecendo. Nos finais de semana é comum ver pessoa realizando piqueniques ou comendo nas barriquinhas no centro do parque. Além disso, tem uma feirinhas de artistas locais muito interessantes. Sem falar, é claro, nos famosos gatos do parque, que na verdade são os donos e as pessoas vão lá para visitar-los.
Huaca Pucllana: É um sitio arqueológico, uma espécie de piramide, localizado na bairro Miraflores, é datada de 200 a 700 DC. Fica em uma área residencial mas não muito distante dos hotéis, possível de ir caminhando. A visita guiada custa de 12 a 16 soles, dependendo do horário, ou então, é possível ir e apenas admirar de fora já que é possível ver toda a estrutura. Depois de Machu Pucchu tudo perde uma pouco a graça. Mais informações no site oficial http://huacapucllanamiraflores.pe/