Colômbia - Tudo o que você precisa saber antes de viajar.

Em Janeiro/2016 fizemos um mochilão de 16 dias pela Colômbia passando pelas cidades de Bogotá, Medellin, San Andres e Cartagena. Vamos fazer um pequeno resumo de informações e dicas que acreditamos que serão uteis para quem quer conhecer esse país incrível.

Montserrate - Bogotá
Documentação necessária: Assim como nos demais países da América do Sul, brasileiros podem ingressar portando passaporte ou RG com emissão inferior há 10 anos. Se você utilizar o RG, ao passar pela imigração ganhará um papel com o selo de entrada, cuide muito bem dele, porque terá que apresentá-lo ao deixar o país.
Fuso horário: + 3 horas em relação ao horário de Brasilia.
Idioma oficial: Espanhol. Em San Andres os nativos falam um dialeto que é uma mistura de espanhol e inglês, mas sempre se comunicam com os turistas em espanhol.

Vacina: É necessário ter sido vacinado contra a febre amarela há menos de 10 anos para ingressar no país. Teoricamente pedem o certificado de vacinação na imigração, digo teoricamente porque não nos foi pedido em nenhum momento, mas não a pena arriscar de não levar e ser barrado.
Cadelária - Bogotá
Internet: Não foi difícil encontrar pontos com Wifi liberada nas cidades que passamos, mas para não ficar dependente destes pontos, uma dica que damos é comprar um chip pré-pago, que você verá sendo vendido em toda a esquina. É muito simples, compramos um chip da Claro que custou 5 mil pesos (R$ 7,5 em 01/2016), depois nos cadastramos no portal da operadora (não é necessário nenhum número de documento) e carregamos com o valor suficiente para contratarmos um plano de uma semana. No site da Claro Colômbia (http://www.claro.com.co/portal/co/pc/personas/) você pode vericar os valores dos planos, que são de diários, semanais e até mensais. O sinal do 3G foi bom durante a viagem toda, inclusive em San Andres. Está dica é útil para o próximo item.
Transporte: A forma que mais utilizamos para nos locomovermos dentro das cidades foi o Uber. Mais barato e seguros que taxi, é bastante popular e não tivemos dificuldade de encontrar carros disponíveis. Basta baixar o aplicativo e cadastrar um cartão de crédito, assim como no Brasil. Outras dicas de transporte é utilizar o Transmilenio em Bogotá e o metrô em Medellin, os dois seguros e práticos.
Não podíamos deixar de falar da Viva Colombia, a empresa low cost que nos permitiu ir para o Caribe gastando menos da metade do que seria com as outras cia aéreas. Contamos nossa experiência aqui.Dicas de roteiro: A Colômbia é um país muito rico e vai agradar os mais variados estilos, tem montanha, amazônia, Caribe, cidades históricas, metrópoles modernas… A dica para auxiliar na construção do roteiro é o site oficial do Ministério do Turismo, é completo e nos ajudou bastante. Você pode selecionar o que gosta e ele dirá para onde deve ir, como chegar e mais informações importantes. http://www.colombia.travel/pt
Aquário - San Andres
Nós fizemos nosso próprio roteiro contando um pouco como foi cada dia. Aqui você poderá ler mais sobre Bogotá, Medellin, San Andres e Zipaquirá.

Postagens mais visitadas deste blog

Da Bolívia ao Peru, como é cruzar a fronteira terrestre entre os dois países.

Cerro Blanco, Cemitério General e Suas Histórias, Santiago, Chile

Bariloche: Como ir ao Cerro Catedral de transporte público.