Transmilenio - Como usar o eficiente transporte urbano de Bogotá

O Transmilenio é o eficiente transporte urbano da cidade de Bogotá. São ônibus que andam quase sempre por corredores fechados, rápidos e eficientes já que o transito na cidade não é nada fácil.

Como comprar passagem

Para comprar as passagens é necessário ter uma carteirinha (tarjeta) para ser carregada, ela pode ser adquirida em qualquer um dos pontos de embarque do Transmilenio. Não é necessário nenhum tipo de cadastro, por isso mesmo estando em várias pessoas só é necessário comprar uma. O valor da carteirinha é de $3.000 pesos (R$ 4,5, Jan/2016).

O preço da passagem é de $ 2.000 pesos ( R$3,5, Jan/2016) em horário de pico e $ 1.700 pesos em horários de pouco movimento, porem ao carregar sempre será o valor de $ 2.000.

Entendo as linhas do Transmilenio

O Transmilenio segue a mesma lógica dos metros das grandes cidades. Possui várias linhas, sendo possível passar de uma para outra. Os pontos de paradas são semelhante a estações de metro, facilitando fazer as conexões entre as diferentes linhas. São 131 estações.

Você verá que existem 2 tipos de linhas:

Servicios troncales: São as linhas principais que andam pelos corredores do centro e arredores da cidade.

Rutas Alimentadoras: São os ônibus que levam para os bairros mais afastados que podem ser pegos nas mesmas estações porem não andam apenas nos corredores.


Mapa Transmilenio
Fonte: Site Transmilenio

Aplicativo

A melhor forma para saber qual linha pegar e onde parar, é utilizar o App da Translimenio. Nele é possível colocar o ponto de partida e o destino e ela indicará todas as opções de rota.

Baixe aqui

No site também é possível simular as rotas e ver mais informações importantes: http://www.transmilenio.gov.co/

Usando Transmilenio para sair e chegar no aeroporto

Como já falamos aqui, é possível usar o Transmilenio para sair do aeroporto e ir até o centro da cidade. O ponto fica na área de desembarque do aeroporto e pertence a Linha K. Você pode comprar o cartão e fazer a recarga nesse local com pessoas da empresa que ficam paradas nas portas dos ônibus. Essa linha é a mesma que vai para o centro da cidade, se o seu destino for a Candelária ou o bairro San Diego, não precisará fazer nenhuma conexão.


Mapa da Linha K
Fonte: Site Transmilenio

Usamos o Transmilenio nas duas vezes que estivemos na Colômbia para sair do aeroporto e recomendamos. Inclusive usamos quando estávamos em uma conexão de 12h para conhecer o centro da cidade rapidamente, é mais seguro em questão de horários do que os taxis devido ao caótico transito dos arredores do aeroporto.

Postagens mais visitadas deste blog

Da Bolívia ao Peru, como é cruzar a fronteira terrestre entre os dois países.

Cerro Blanco, Cemitério General e Suas Histórias, Santiago, Chile

Bariloche: Como ir ao Cerro Catedral de transporte público.